Como você sabe que a Bíblia é verdadeira?

Essa é uma excelente pergunta porque muita coisa está em jogo na fé cristã no que se refere à veracidade das Escrituras. A Bíblia é a nossa fonte primária de informação sobre Jesus e sobre todas aquelas coisas que abraçamos como elementos de nossa fé. Sem dúvida, se a Bíblia não é verdadeira, então cristãos professos estão em sérias dificuldades. Creio que a Bíblia é verdadeira. Creio que ela é a Palavra de Deus. Como o próprio Jesus declarou sobre as escrituras: “A tua Palavra é a verdade.” Mas por que estou convencido de que a Bíblia é a verdade?

Precisamos fazer uma pergunta mais abrangente primeiro. Como sabemos que qualquer coisa é verdade? Estamos fazendo uma pergunta técnica de epistemologia. Como podemos testar as reinvindicações da verdade? Há um certo tipo de verdade que podemos testar através de observação, experimentação, testemunho ocular, exame e evidência científica. No que se refere à história de Jesus, até onde conhecemos qualquer história, devemos checar as histórias das Escrituras usando os meios pelo quais as evidências históricas podem ser testadas – através da arqueologia, por exemplo. Há certos elementos das Escrituras, como alegações históricas, que devem ser examinados pelos padrões comuns da historiografia. Eu convido as pessoas a fazerem isso – examinar.

Segundo, devemos testar as alegações de verdade pelo teste da racionalidade. É logicamente consistente, ou tem uma mensagem dúbia? Examinamos o conteúdo das Escrituras para verificar se ela é coerente. Esse é outro teste da verdade. Uma das coisas mais espantosas, sem dúvida, é que a Bíblia apresenta literalmente milhares de profecias históricas verificáveis, casos nos quais os eventos foram claramente preditos, e ambos a predição e o cumprimento são uma questão de registro histórico. A própria dimensão do simples cumprimento das Escrituras do Antigo Testamento deveria ser suficiente para convencer qualquer pessoa de que estamos lidando com o tipo de literatura sobrenatural.

Sem dúvida, alguns teólogos têm dito que, com toda evidência que existe de que as Escrituras são verdadeiras, somente poderemos aceitá-las através da ação do Espírito Santo trabalhando em nós para superarmos nossos preconceitos e dificuldades contra as Escrituras e contra Deus. Em teologia, isso é chamado de testemunho interno do Espírito Santo. Nesse ponto, quero enfatizar que, quando o Espírito Santo me ajuda a ver a verdade das Escrituras e abraçar essa verdade, não é porque ele esteja me dando uma percepção especial que não dá às outras pessoas, ou que esteja me dando essa informação que ninguém mais tem. Tudo que o Espírito Santo faz é mudar meu coração, mudar minha disposição para com a evidência que já está lá. Penso que Deus mesmo plantou dentro das Escrituras uma coerência interna que dá testemunho de que essa é a sua Palavra.

R.C. Sproul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s