Jesus, o Salvador

fishHá outros títulos atribuídos a Jesus. Ele é o Rabi, o segundo Adão, o Mediador. Mas nenhum título expressa Sua obra mais completamente do que o título Salvador. Os crentes da Igreja primitiva deram o testemunho disto quando usaram o símbolo do peixe como seu sinal secreto de identificação. O acróstico formado pelas letras da palavra grega ”peixe” significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Deus mesmo deu o nome Jesus a um bebê. Jesus significa “o Senhor salva” ou “aquele por meio de quem o Senhor salva”. Assim, Jesus tem um nome que carrega a ideia de Salvador. Seus títulos – Logos, Messias, Filho do Homem – todos indicam a qualificação de Jesus para ser o Salvador dos homens. Somente ele possui as credenciais para oferecer expiação, triunfar sobre a morte, reconciliar as pessoas com Deus.

É neste ponto que a importância de Jesus se relaciona com nossa vida, produzindo crise. É neste ponto que ultrapassamos a linha da investigação erudita indiferente e entramos no âmbito da vulnerabilidade pessoal. Argumentamos incessantemente sobre questões de religião, filosofia, sobre ética e política, mas, em última análise, cada pessoa tem de encarar diretamente a questão pessoa: “O que devo fazer a respeito de meu pecado”?

A realidade de que eu peco e você peca não é debatida por ninguém, exceto pelos mais desonestos dos homens. Nós pecamos. Ofendemos uns aos outros. Atacamos a santidade de Deus. Que esperança temos neste terrível conflito? Podemos negar nosso pecado ou até mesmo a existência de Deus. Podemos dizer que não somos responsáveis por nossa vida. Podemos inventar um Deus que perdoa todos sem exigir arrependimento. Todos esses meios são estabelecidos, firmados, em ilusão. Há apenas um que se qualifica como Salvador. Somente ele tem capacidade de solucionar nosso dilema mais profundo. Somente ele tem o poder da vida e da morte. Os títulos de Jesus nos dizem quem ele é.

R. C. Sproul – Quem é Jesus. – Ed. Fiel, 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s