O Engano do teu Coração | Jonathan Edwards

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmos 139.23,24).

“Nosso problema em reconhecer se há em nós algum caminho mau não é por falta da luz externa. Certamente Deus não falhou em nos dizer clara e abundantemente quais são os maus caminhos. Ele nos deu mandamentos mais do que suficientes que mostram o que deveríamos e o que não deveríamos fazer; e eles estão claramente colocados diante de nós na sua Palavra. Então, nossa dificuldade em conhecer nosso próprio coração não é pelo fato de nos faltarem normas adequadas.

Como é possível as pessoas viverem de maneira que desagradam a Deus – e no entanto parecerem completamente insensíveis a isso e seguirem em frente totalmente esquecidas de seus pecados? ” […]

Ouça a pregação completa, no vídeo abaixo:

Anúncios

Um comentário sobre “O Engano do teu Coração | Jonathan Edwards

  1. Muito oportuno o relato sobre pecados desconhecidos. Sem dúvida temos de vigiar e orar a todo instante, pedindo ao Espírito Santo que nos faça sensível a este tipo de pecado. Muitas vezes, devido ao nosso critério pessoal, julgamos que determinado assunto (seja pensamento ou atitude) não é errado, pois no fundo é o nosso desejo, cauterizando então nossa consciência e nos colocando em grande perigo espiritual. Na parábola do fariseu e do publicano (Lc 18:9-14) podemos observar com clareza a atitude orgulhosa do fariseu, na sua postura (estava em pé) e na sua oração (não demonstrava respeito por Deus), mas o que precisamos na verdade aprender, é que embora para nós ele estivesse errado, e muito, ele mesmo se achava certo no que fazia. E foi devido a esse cuidado de que poderia estar desagradando a Deus julgando exatamente o contrário, que levou Davi a dizer nos vers. 23 e 24, para que Deus sondasse seu coração.
    Rick Warren, em seu livro Uma Vida com Propósitos, diz que Deus fala conosco através da sua Palavra e através do Espírito Santo, e quando não O escutamos, Ele fala através das circunstâncias (que são na maioria das vezes, experiências dolorosas). Não há desculpas para não sabermos sobre a vontade de Deus nas nossas vidas, pois tudo o que precisamos está na Bíblia. É interessante observarmos o quão pouco investimos no aprendizado da Bíblia e o quanto estamos dispostos a investir e até pagamos (e caro) por um estudo secular, seja um curso, mestrado, doutorado, MBA, etc. A negligência em querer conhecer a Palavra de Deus é tão pecado como qualquer outro.
    Que nossas vidas possam sempre agradar a Deus, e que não nos tornemos pessoas omissas quanto sua Palavra, pois somos chamados a Santificação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s